22 de novembro, de 2023 | 07:30
Edital para restaurar trecho da BR-458 com erosão em Ipaba é publicado pelo Dnit
A licitação está prevista para ocorrer no dia 1º de dezembro deste ano
Após quase dois anos com problema de erosão no trecho do Km 138 da BR-458, em Ipaba, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou um edital de contratação de empresa que será responsável por restaurar tal trecho com erosão. A licitação está prevista para ocorrer no dia 1º de dezembro deste ano.
Conforme o edital, o valor previsto para execução do serviço será de R$ 4.717.436,09 e o prazo de validade da proposta é de 180 dias. O Dnit também informou que houve alteração no Sistema Nacional de Viação (SNV) e que o km 133 foi alterado para km 138.
De acordo com o edital, a contratação de empresa será para execução dos serviços necessários de recuperação de dois processos erosivos na BR-458. Trecho: Entr. BR-259 - Entr. BR-381 (Ipatinga); Subtrecho: Entr. BR-116 (B) - Entr. BR-381 (Ipatinga); Pontos Localizados nos kms 106+230m e138+200m, sob jurisdição da Unidade Local de Caratinga/MG”.
Erosão
Em janeiro de 2022, o Diário do Aço noticiou o surgimento da erosão, que se formou no Km 138 da BR-458, em Ipaba, estrada que liga o Vale do Aço à BR-116. Moradores vizinhos relataram que a cratera se formou no período chuvoso na segunda semana de janeiro daquele ano, quando voltou a correr água em grande quantidade no córrego que existe no fundo de vale e é a vazante da Lagoa Silvana. Com a chuva, o nível de água do pequeno córrego subiu e carregou a terra que existia ao seu redor, fazendo com que a base da lateral da pista também cedesse.
A reportagem do Diário do Aço esteve no local da erosão na época, perto do posto Beira Rio, entre a entrada para a Lagoa Silvana e o trevo de acesso a Ipaba, e verificou que a cratera engoliu a margem direita da pista, para quem trafega sentido a Ipatinga.
Aumento de tamanho
Devido à chuva intensa em janeiro deste ano, a cratera aumentou de tamanho e passou a assustar os motoristas que passam pelo local. Em nota enviada ao Diário do Aço à época, o Dnit informou que estava ciente da erosão existente no local e que seria contratada uma empresa para resolver o problema, o que não ocorreu até então.
A autarquia está fazendo os levantamentos necessários para contratação de empresa que irá realizar o trabalho de reparo no local”, afirmou a autarquia no início deste ano.
Já publicado:
Erosão na BR-458 completa um ano e sete meses, continua sem reparo e situação se agrava
Erosão em trecho da BR-458, em Iapu, está a cada dia pior
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]