22 de novembro, de 2023 | 07:30

Edital para restaurar trecho da BR-458 com erosão em Ipaba é publicado pelo Dnit

A licitação está prevista para ocorrer no dia 1º de dezembro deste ano

Alex Ferreira/Arquivo DA
A erosão em trecho da rodovia teve início em janeiro de 2022A erosão em trecho da rodovia teve início em janeiro de 2022

Após quase dois anos com problema de erosão no trecho do Km 138 da BR-458, em Ipaba, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou um edital de contratação de empresa que será responsável por restaurar tal trecho com erosão. A licitação está prevista para ocorrer no dia 1º de dezembro deste ano.

Conforme o edital, o valor previsto para execução do serviço será de R$ 4.717.436,09 e o prazo de validade da proposta é de 180 dias. O Dnit também informou que houve alteração no Sistema Nacional de Viação (SNV) e que o km 133 foi alterado para km 138.

De acordo com o edital, a contratação de empresa será para execução dos serviços necessários de recuperação de dois processos erosivos na BR-458. “Trecho: Entr. BR-259 - Entr. BR-381 (Ipatinga); Subtrecho: Entr. BR-116 (B) - Entr. BR-381 (Ipatinga); Pontos Localizados nos kms 106+230m e138+200m, sob jurisdição da Unidade Local de Caratinga/MG”.

Erosão
Em janeiro de 2022, o Diário do Aço noticiou o surgimento da erosão, que se formou no Km 138 da BR-458, em Ipaba, estrada que liga o Vale do Aço à BR-116. Moradores vizinhos relataram que a cratera se formou no período chuvoso na segunda semana de janeiro daquele ano, quando voltou a correr água em grande quantidade no córrego que existe no fundo de vale e é a vazante da Lagoa Silvana. Com a chuva, o nível de água do pequeno córrego subiu e carregou a terra que existia ao seu redor, fazendo com que a base da lateral da pista também cedesse.

A reportagem do Diário do Aço esteve no local da erosão na época, perto do posto Beira Rio, entre a entrada para a Lagoa Silvana e o trevo de acesso a Ipaba, e verificou que a cratera engoliu a margem direita da pista, para quem trafega sentido a Ipatinga.

Aumento de tamanho
Devido à chuva intensa em janeiro deste ano, a cratera aumentou de tamanho e passou a assustar os motoristas que passam pelo local. Em nota enviada ao Diário do Aço à época, o Dnit informou que estava ciente da erosão existente no local e que seria contratada uma empresa para resolver o problema, o que não ocorreu até então.

“A autarquia está fazendo os levantamentos necessários para contratação de empresa que irá realizar o trabalho de reparo no local”, afirmou a autarquia no início deste ano.

Já publicado:
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